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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7684
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Título: | O estado legal que não avalia questionamentos sobre subvenções sociais na educação infantil em escolas comunitárias do Recife |
Autor(es): | Ferreira Lacerda, Will |
Palavras-chave: | Escolas Comunitárias; Avaliação; Sistema de Avaliações; Educação Infantil |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Ferreira Lacerda, Will; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. O estado legal que não avalia questionamentos sobre subvenções sociais na educação infantil em escolas comunitárias do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
Abstract: | O trabalho aqui apresentado tem por objetivo contextualizar a necessidade de institucionalização de um sistema de avaliações estruturadas na educação infantil da Cidade do Recife ministrada por escolas comunitárias. Sistema esse, que trate a educação infantil em todos os seus aspectos, desde a estrutura física da escola, formação e capacitação dos docentes, desenvolvimento do aluno, nível nutricional do alimento oferecido na merenda até às ações complementares das escolas em relação aos pais e responsáveis. A análise acurada de elementos conceituais como o Estado Gerencial adotado no Brasil e seus efeitos alguns inclusive, ainda esperados; O Terceiro Setor origem e dependência financeira em relação ao Estado; Subvenções Sociais possibilidade legal e ausência de aferição da eficiência, eficácia e efetividade; aliados aos números da Realidade Recifense possibilitaram preocupantes conclusões do tipo: Sem avaliações estruturadas restanos a certeza de que estamos diante de uma situação onde todos são perdedores: A Sociedade Porque não sabe o que está a financiar; A escola comunitária Porque não exerce sua melhor missão; O professor Porque não tem seu trabalho reconhecido; e as Crianças Porque não obtêm a melhor formação . Assim, frente à necessidade das Avaliações estruturadas e às reflexões em torno da elaboração de um modelo, procurou-se examinar - As diversas motivações para o uso deste valioso instrumento de controle e planejamento; As importantes contribuições do MEC e o favorável contexto local para a sua instituição. Ao final das análises, conclui-se que a concepção/institucionalização do sistema de avaliações estruturadas para a educação infantil da capital possibilitará dentre outras coisas, a correção de políticas, afirmação de valores, promoção de accountability e principalmente conhecer para agir e agir para reverter os indesejáveis índices da educação pública da Cidade do Recife |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7684 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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